No mundo dos videogames, enquanto alguns títulos se destacam pela inovação e qualidade, outros ficam marcados por suas falhas, tornando-se verdadeiros fiascos. Assim também jogos mal desenvolvidos, cheios de bugs, com mecânicas ruins ou histórias sem sentido, acabam caindo no esquecimento ou se tornam lendas urbanas pela sua falta de qualidade. Neste artigo, vamos explorar alguns dos piores jogos já lançados, aqueles que, por diferentes razões, deixaram uma marca negativa na indústria. (Os piores jogos da história já lançados)
1. E.T. the Extra-Terrestrial (1982)
Provavelmente o jogo mais infame da história, E.T. the Extra-Terrestrial para Atari 2600 é frequentemente citado como o pior jogo de todos os tempos. Desenvolvido em apenas cinco semanas para aproveitar o sucesso do filme, o jogo foi um desastre completo. Portanto, com gráficos rudimentares e jogabilidade confusa, E.T. foi tão mal recebido que contribuiu para a crise dos videogames de 1983. Milhões de cartuchos não vendidos foram enterrados em um deserto no Novo México, criando uma lenda urbana que se revelou verdadeira em 2014, quando os cartuchos foram desenterrados.
2. Superman 64 (1999)
Por conseguinte, Superman 64, lançado para o Nintendo 64, é outro jogo que se tornou sinônimo de fracasso. Com gráficos horríveis, controles desajeitados e uma jogabilidade repetitiva e frustrante, o jogo foi uma enorme decepção para os fãs do super-herói. Nele, os jogadores controlam Superman em uma série de missões confusas, muitas vezes voando através de anéis em ambientes nublados e sem vida. O jogo é frequentemente lembrado como um dos piores já criados.
3. Big Rigs: Over the Road Racing (2003)
Nesse sentido, Big Rigs: Over the Road Racing é um jogo de corrida lançado para PC em 2003, que rapidamente se tornou uma piada entre os jogadores. O jogo foi lançado sem ser finalizado, cheio de bugs que o tornaram quase injogável. Por exemplo, não havia colisão com os objetos do cenário, o que permitia que o caminhão passasse por montanhas e prédios sem problemas. Além disso, os adversários não se moviam, e o jogo não tinha som ou qualquer desafio real. Big Rigs se tornou um exemplo clássico de como não lançar um jogo.
4. Ride to Hell: Retribution (2013)
Similarmente, Ride to Hell: Retribution é um jogo de ação lançado em 2013 que se tornou notório por sua péssima qualidade. Com uma história mal escrita, gráficos ultrapassados e uma jogabilidade terrível, o jogo foi massacrado pela crítica. Nesse sentido, as cenas de combate eram monótonas, a IA dos inimigos era péssima, e as cenas de “romance” eram absurdamente constrangedoras. A recepção foi tão negativa que o jogo se tornou um dos piores avaliados da geração.
5. Aliens: Colonial Marines (2013)
Prometido como um sucessor espiritual dos filmes da franquia Alien, Aliens: Colonial Marines foi uma das maiores decepções de 2013. O jogo, desenvolvido pela Gearbox Software, sofreu com problemas de desenvolvimento e entregou um produto final cheio de bugs, IA desastrosa e gráficos inferiores aos mostrados em trailers anteriores. De fato, expectativa em torno do jogo, somada à frustração dos fãs ao jogá-lo, garantiu a Colonial Marines um lugar na lista dos piores jogos de todos os tempos.
6. Shaq Fu (1994)
Assim como, Shaq Fu é um jogo de luta lançado para o Sega Genesis e Super Nintendo em 1994, estrelado pelo jogador de basquete Shaquille O’Neal. A premissa absurda, combinada com uma jogabilidade ruim e controles mal calibrados, fez com que o jogo fosse duramente criticado. Shaq Fu se tornou um ícone do fracasso nos videogames, embora tenha adquirido um status cult ao longo dos anos, levando até a uma sequência lançada décadas depois.
7. Daikatana (2000)
Daikatana foi um projeto ambicioso criado por John Romero, co-criador de Doom, mas acabou sendo um grande fracasso. O jogo passou por vários atrasos e, quando finalmente foi lançado em 2000, estava desatualizado em termos de gráficos e jogabilidade. Como resultado a IA dos aliados era terrível, a história não fazia sentido e os bugs eram constantes. Daikatana não conseguiu atender às enormes expectativas e foi um grande fiasco comercial.
8. Bubsy 3D (1996)
Bubsy 3D foi uma tentativa desastrosa de trazer a série Bubsy para o mundo dos jogos em 3D. Primordialmente lançado para o PlayStation em 1996, o jogo foi criticado por seus gráficos rudimentares, controles rígidos e um design de nível confuso. Em uma época em que jogos 3D estavam começando a se consolidar com títulos como Super Mario 64, Bubsy 3D mostrou como não fazer a transição do 2D para o 3D.
9. Rambo: The Video Game (2014)
Lançado em 2014, Rambo: The Video Game é um jogo de tiro em primeira pessoa que se tornou notório por sua qualidade duvidosa. No mesmo sentido, possui gráficos ultrapassados, uma jogabilidade repetitiva e um design preguiçoso, o jogo falhou em capturar a essência dos filmes de Rambo.
10. The Quiet Man (2018)
Desse modo, The Quiet Man é um jogo lançado em 2018 que tenta com intuito de mesclar cenas de live-action com jogabilidade, mas o resultado foi desastroso. Em contrapartida foi uma das maiores reclamações foi a ausência de som durante grande parte do jogo, o que não fazia sentido narrativo e tornava a experiência extremamente frustrante.
Por isso, nem todo jogo se torna um clássico ou sucesso de vendas. Porém, alguns títulos acabam caindo no esquecimento (ou na memória coletiva) como exemplos de como não fazer um videogame. Mesmo assim, eles desempenham um papel importante na história dos videogames, servindo como lições para futuros desenvolvedores e lembrando os jogadores de que, às vezes, as coisas podem dar muito errado.